sábado, 30 de junho de 2007

Força Velhão


Hoje fui ver meu pai no Hospital. Foi operado. Cancêr na Próstata. Parece que tudo se resolverá bem, mas a visão dele na cama mexeu um pouco comigo.
Quando somos crianças sempre acreditamos que nosso pai é forte e inteligente, que estará sempre lá para nos apoiar.
Na adolescência nos deparamos com um Pai falho, que não entende nossas necessidades e autoritário, que nos impõe regras quando não queremos nenhuma.
Adultos começamos a descobrir que ele não é tão forte assim. Nos pegamos dando broncas nele por burradas ou mesmo atitudes impensadas e começamos cada vez mais a nos parecermos com ele.
Hoje tive a visão de quão fraco ele pode ser... A doença pode levá-lo algum dia (e espero que demore muito) e somos também impotentes quanto a isso. O vi deitado na cama, com os olhos fechados e ânsia de vómito (por causa da anestesia) e ouvi da minha mãe uma verdadeira e real frase de amor. "O meu velho está bonito". Ele sorriu. Depois dormiu.
Sei que nunca fomos uma família muito amorosa e, acho, bem distantes uns dos outros. Eu e meu irmão quase não nos falamos e dificilmente nos abraçamos meu Pai e eu. Mas hoje, o vendo alí, deitado com aquele monte de fios e tubos na UTI do Hospital pensei em tudo que ele nos ensinou e fiquei agradecido.
Força Velhão.

Nenhum comentário: